Comentários



Meu caro, que livro! Faltava-me ar, fumava mais, suava, ficava mais feliz, atônito, triste.; Foram vários sentimentos que permearam meu ser, gostaria de de comentar algumas crônicas-contos- estórias, mas vou ficar no fechamento, que acaba resumindo muitos dos sentimentos que vivi em A vida que não vivi, onde tu me jogas: O bêbado, o poeta e outros, nossa mãe! O merecimento do aplauso, o não querer se fechar para o mundo, o se abrir para a vida, o ser sensivel, o ser humano, o ser bêbado e adormecer a dor, o ser poeta, o querer ser reconhecido, nossa! Quanto de mim? O quanto de nós? Indagações essas que são realidades, que são ilusões, certezas, dos sonhos tantos que percorremos entre sono e estarmos acordados.
Fico muito feliz e de certo posso ter me mostrado confuso aqui, mas é o gostoso (não somente isso) da tua escrita: o fato de saber e fingir não saber das realidades todas. Risos.
E o que me deixa mais feliz é que tive o prazer de e a honra de conhecer o Beto Canales, tomar chopp e comer pastel com esse cara que me fez sentir mais prazer em ler.

Grande abraço perfumado meu amigo,
e um muito obrigado por sua LITERATURA.

Plínio Gomes



 Para mim, as suas histórias têm um quê de Nelson Rodrigues, não sei se vc concorda comigo. Ainda bem que vc fala da vida que vc não viveu!!!!
 Laís - Recife



Os contos são bárbaros, o livro FANTÁSTICO.
Com carinho de sua mais nova leitora assídua,
Natalye Alves.


Repetindo o que já foi dito, estamos diante de um sério candidato ao Jabuti. Literatura com profundidade, bom gosto e pra lá de bem escrito. Um estilo único e inconfundível.
Parabéns, Canales.
Pierre M. Sand

Não direi que “A vida que não vivi” é uma grata surpresa porque quem conhece o texto de Beto Canales não se surpreende com a qualidade de seus contos, tampouco com sua capacidade de manter a curiosidade do leitor. Recriando um universo onde denuncia a solidão e a violência, Beto nos faz pensar nos pecados cotidianos dessa vida que vivemos (ou deixamos de viver).
Berenice Rheinheimer

É amigo.
Faço questão de dar meu testemunho. O livro é realmente muito bom.
Sueli Maia


Caro Beto Canales. Parabéns pelo excelente livro de contos "A vida que não vivi". Uma previsão: este livro será um sério candidato ao Jabuti-2010
Beto Guimarães

Conheci o Beto na Bienal do Rio, mas só fui ler seu livro a uns 20 dias atrás. Fiquei impressionado com seus contos que, no mínimo, são excelentes! A densidade existente em cada um nos faz pensar a que ponto as coisas podem chegar e se já não é tarde demais. Poderia ser nosso vizinho, filho, ou nós mesmos, já cegos devido a um extremo desespero, ou ausência sabe-se lá de quê.
Fica aqui meus parabéns, e indicação a todos aqueles que prezam por ler trabalhos de altíssima qualidade.
Beto Canales ganhou um fã! Fico no aguardo pelos próximos trabalhos!
Gerson J. V. Couto

"A vida que não vivi" nos faz mergulhar na profundeza da alma humana,
em suas mais variadas formas. Os contextos variados desfilam
personagens fortes, em vivências sempre intensas, que vão da alegria
das pequenas escolhas ao desespero do sofrimento que leva à morte. É
uma leitura que me fez pensar e repensar, me colocou frente a frente
com alguns melindres existenciais... como a fragilidade da vida, a
superficialidade das relações, as marcas psíquicas que delimitam
nossas escolhas. Excelente obra!

Angela Ruschel

"Aqui onde estamos parece a margem da vida, que está do outro lado da autoestrada." Frases assim, delicadas, sublimes, profundas e contundentes, fazem parte da escrita do Beto. Me impressionou a diversidade de seus personagens e a curiosidade causada pela leitura das primeiras frases de cada conto e, ao final, a sensação de prazer por ter lido um bom texto. Particularmente, acho que os contos do seu livro A vida que não vivi, tratam de escolhas e traçam um paralelo com a vida de cada um de nós, mesmo que não sejamos suicidas, não tenhamos que decidir quem vai viver ou morrer e nem vendamos nossos corpos noite após noite numa boate, passamos a vida escolhendo que tipo de pessoa vamos ser, daquela que é legal lembrar ou da que é melhor esquecer.
Beto, escolheste ser lembrado.
Karen Scopel

Simplesmente imperdível. O livro traz uma rica mistura de vidas que nos fazem pasmar, pensar.
Onofre Dias

Seu livro é fantástico. Parabéns.
Algumas eu já havia lido. Mas outras são bárbaras.
Parabéns.
Cisticerco