Amigos amigos!

O banqueiro avisou: "No supremo não terei problemas". Surpresa por quê?
Isso tudo me levou a pensar no significado de várias coisas. Por exemplo: O que realmente importa? Honestidade é uma coisa que devemos ter somente para não irmos presos?
Parece que sim, desde que tenhamos amigos. O "Pulo do Gato" está em escolher os amigos certos. O primeiro que pensamos é o político, claro. Aquele tradicional sanguessuga sempre pronto a se vender, (invariavelmente recebendo mais do que vale), pronto ao jeitinho, pronto para discursar pela honradez na política, pronto pra tudo, desde que sobre algum. Mas é um engano. Eles não são eficientes para muitas coisas e podem não se reeleger. É difícil, mas possível - a esperança não me abandona. Antigamente, o melhor amigo era um milico. Muito poder, sem questionamentos, mas passou o tempo. Pelo menos aparentemente. Talvez um milionário. Um amigo rico. Melhor não... Não à toa ele fez fortuna. Seria ineficiente, também. Um policial? Definitivamente não. Aqueles que devem fazer cumprir a lei não gozam de muitos benefícios e estão mais para se ajudado do que para ajudarem. Afinal, qual então seria o amigo ideal?
Simples, muito simples: ministro do supremo. Podes fazer tudo, roubar, matar, mandar matar, corromper, atirar pedra em velhinha, torcer pro Ipatinga, tudo e - Papael - nada te acontecerá. Se por acaso algum dia alguém te prender, eles irão à mídia para mostrar que o tratamento que recebeu fora inadequado, talvez por mostrar ao país que algemas foram feitas para bandidos pobres, e só dormirás na cadeia se atrasar o jantar. Esses são eficientes, de prontidão, rápidos e sagazes para defender os amigos. Nada de errado acontecerá. Terás liberdade de fazer tudo, estarás, enfim, acima da lei. Um deus. As algemas embaixo dos casacos serão mais importante do que todos os crimes, elas serão o maior crime. Serás uma vítima, portanto, se alguém, algum incauto, te acusar de algo. Isso é genial.
Eu quero ter como amigo alguém do Supremo, só por garantia.
Afinal, o banqueiro avisou.

Nenhum comentário: