Direita, esquerda: volver!

Vivi política muitos anos da minha vida. Respirava, gritava, bradava, amava política. Claro que vou dizer: bons tempos aqueles. Escrevi para candidatos, assessorei pretendentes, fui sindicalista, participava de corpo e alma de todas eleições, fazia piquetes, bandeiraços, greves, criava panfletos, o diabo. Digo isso para alicerçar minha opinião: não existe oposição neste país. Nesses anos todos eu nunca vi nada parecido com a apatia destes senhores. O próprio governo faz mais oposição do que os nobres excelentíssimos deputados do PSDB e PP (Arena, PFL - tudo a mesma coisa). Dia desses, por exemplo, o (argh) Guido Margarina, ministro da Fazenda, pediu (este é o termo) que os bancos emprestem mais dinheiro. Ora, por que o senhor Guido Requeijão não manda que os seus bancos (CEF, BB, etc) façam isso? Mais. O nobre produtor de boas cachaças, senhor vice Alencar, há anos reclama dos juros altos. Alguém poderia lembrá-lo que ele é governo? Por que o senhor José Alambique não manda seu ministro da fazenda, o Guido Creme de Leite, a baixar os juros em conjunto com o banqueiro do BC? Ou ainda, por que não baixa os juros em seus bancos fazendo que os outros sigam o mesmo caminho? Eles mesmo reclamam mais do governo que a própria oposição, que fica buscando carguinho aqui, ali e tentanto aparecer na TV Câmara. Os digníssimos do PMDB, sempre governo, são os melhores. Falam de si próprios, todos se ofendem mas concordam, e absolutamente ninguém abandona a mamata, ops, o partido. Eles fazem parte. O nome já diz isso. Ou seja, compactuam. Cambada.
Bem, isso tudo para falar de sucessão.
Lembram de uma propaganda da cerveja Antarctica em que a Daniela Mercury dançava ao sons de tambores, creio que do Olodum, no terraço de um prédio em Nova Iorque? (tenho certeza que os homens lembrarão). Pois o sempre genial LFV disse que cada vez que via a propaganda tinha vontade de comer a Daniela. Aproveito a historinha para falar sobre nossa futura presidenta, que mais uma ou duas cirurgias, corre o risco de ninguém mais ter vontade de votar nela, e sim de comê-la, não literalmente, claro. Nossos canibais resumem-se a uma pequena tribo na amazônia. (Seria a primeira vez que o povo faria isso em um governante, pois sempre é o contrário). Brincadeirinha. Quer saber? Dinheiro posto fora. Não que a eu-candidata?-bem-capaz-onde-corto-a-fita? não mereça uma ajudinha do bisturi, mas se o Inácio, sabe, colocar para disputar a eleição um jegue, ele ganha. E com folga. Falo dos dois, do Jegue e do Inácio, sabe. Todos ganham. Que maravilha.
Isso é incrível. Ganham e não por seus méritos, ainda que os tenham, mas pela incapacidade da oposição.
Eu não tenho simpatia alguma por Borhausens, Napoleões, Bolssonaros ou donos de castelinhos esquecidos por aí. Vou mais longe. Odeio esta gente. Mas queria que eles melhorassem e falo sério. Todo governo precisa de oposição. Um governo sem ela é um perigo para qualquer país. Basta pensar que ele é formado por um grupo imenso de pessoas. Imaginem elas sem controle, fiscalização, enfim, sem contrários. O poder absoluto da forma mais cruel e possivelmente irreversível. Este é o risco que corremos. Faço um apelo para a oposição: se oponha e ajude o país. Claro, se já ajudaram os familiares e amigos, mas isso tenho certeza que já aconteceu. Uma boa oposição, saudável, consciente, sequer precisa ganhar uma eleição. Sendo ela boa, o governo terá que ser também. Isso está fazendo falta.
Brasil, ame-o ou não.
Preciso arrumar o vídeo da Daniela. E tomar cerveja.
Política "no más".

6 comentários:

george araújo disse...

é.
mas o espírito che guevariano continua em ti, né!?
rs

Sr. Guido Derivados do Leite deve ter problemas de esqcimento mesmo...
menos vc - q foi lembrar de um vídeo lá dos primórdios...hehe.
vai comer ela tb?



abraço
>>

Beto Canales disse...

Quem me dera George.. hehe

Biba disse...

Estive aqui. Isto é tudo no momento...
Carpe Diem...

Anônimo disse...

Vai ver a Daniela beijando a loiraça (recebeu esse e-mail?). Pelo menos assim a gente se toca (literalmente), ao invés da brochante Dilma... Realmente é desanimador... tudo postado é realidade e muito bem escrito. Tua criatividade me faz tomar cerveja e comer pizza... a quatro queijos. Abraço!

gloria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gloria disse...

deixei um comentário sobre o filme 'o lutador' no outro post. abraço