Partícula de deus


E nós novamente a procura de certeza. Independentemente de qual seja, queremos algo certo. O bóson de Higgs provará, finalmente e a grosso modo falando, a existência divina ou não. É simples: se ele estiver lá, babau, e tudo será cientificamente explicado. Se não estiver, aí a coisa pega. Provavelmente em breve vou renegar tudo que afirmo a respeito ou me gabar de estar certo.
O processo também é relativamente simples: anos de estudo envolvendo milhares de cientistas e 3 bilhões de euros depois, foi construído no sub-solo da Suíça na fronteira com a França o LHC, um túnel de 27 ks onde se colocarão prótons viajando a 99,99% da velocidade da luz em sentido contrário: Pummmmm! Eles se chocam a surgem as partículas elementares (criando um ambiente semelhante ao Big Bang). Essas partículas é que serão estudadas e uma delas pode, deve, (e tudo mais) ser a partícula de deus (Higgs). Fantástica é a máquina de debulhar milho. Isso é assombroso.
Outras revelações não menos interessantes podem surgir, como a existência de outra dimensão - ou outras- por exemplo. Outra dimensão? Pronto! Minha imaginação já começou não só a criar monstros medonhos e horrendos como um universo paralelo interligado com o nosso, responsável por tudo que não conseguimos explicar. Ficaria fácil. Por que chocolate engorda? Culpa da quarta dimensão, onde o que engorda é brócolis. Compensações, diriam. E os monstrengos? Várias patas, babões, de olhos (muitos olhos, e em número ímpar) vermelhos com pálpebras de lagartos e escamas, seriam mais amistosos que nossos próprios, como Bush e Osamas da vida. Culpa da 8ª dimensão. Mais compensações. Enfim...
Não há risco nisso? Lembrei da talidomida e dos testes da bomba atômica, com aqueles milicos todos olhando a explosão de óculos escuros, quando falaram da possibilidade do surgimento de um minúsculo buraco negro, (fenômenos que engolem tudo, inclusive a luz, que existem no espaço) mas um renomado cientista, participante do projeto, veio a público para defender-se das ações ajuízadas por outros estudiosos, e disse que a possibilidade de acontecer algo é praticamente nula: uma chance em 50 milhões. Áh bom! Claro que nem desconfio que o fato de criarem um buraco negro no subsolo terrestre traga algum problema, mas sempre é bom ouvir algo tranquilizador. O primeiro teste (sem a colisão) é quarta-feira próxima.
A propósito, esta semana um mineiro ganhou sozinho na mega sena e as chances eram de uma para 50.063.860.

2 comentários:

Silvares disse...

Este post faz-me recordar The Mist (O Nevoeiro:-). Apesar de acabar mal podia ter acabado bem. Aliás, acaba bem para uns e mal para outros... como sempre acontece.

Beto Canales disse...

É verdade. E mais: parece mesmo um conto de Stephen King, com direito a outras dimensões e tudo mais... "O futuro não só chegou como até já passou." Que maluquice.