O Lutador


A rigor, a única saída para não envelhecer é a morte.

Escrevi um conto chamado Senectude onde tentei falar sobre isso. Na verdade, já escrevi inúmeros textos a respeito. Este é um tema explosivo principalmente para quando não se tem mais 20 anos, mas o que me leva a insistir nele não é propriamente o tema, e sim as sequelas impostas pelo tempo. Cabe a nós decidirmos se iremos ou não ficar velhos? É pertinente não aceitarmos as limitações óbvias que chegam junto com a experiência? Enfim, o que fazer quando começamos a ficar decreptos? Aceitar? Creio que especular qualquer resposta seja uma incongruência.

Pois em O Lutador, um fantástico filme de Aronofsky, com custo estimado em modestos sete milhões de dólares, estrelado por Mickey Rourke no papel de Randy o Carneiro Robinson (sou admirador do trabalho deste boxeador/ator desde o Selvagem da Motocicleta, e já ouvi muita crítica por isso), não tem essa pretensão. Com o estilo câmera na mão em boa parte dos 115 minutos, em algumas cenas literalmente ela tem que sair da frente do protagonista, sem aquelas tremidas que chegam a nausear e uma trilha sonora generosamente formada, o longa consegue com um argumento bastante comum simplesmente contar uma história e agradar muito. Apesar do lutador em fim de carreira, da prostituta boazinha - com excelente atuação de Marisa Tomei - do abandono da filha revoltada, com toda razão, o filme traz o novo e torna-se surpreendente. Aliado a isso, uma interpretação impecável, comovente, verdadeira e genuína de Rourke, que não ganhará o oscar, a fotografia de cores esmorecidas, que deixa o brilho somente para o que deve cintilar, e também a audaciosa direção de Aronofsky faz dele um dos melhores filmes que já assisti e entra para minha seleta lista dos três melhores, tirando o lugar do Império do Sol e fazendo companhia para Pulp Fiction e Inconscientes. Enfim.

Um detalhe: quando Rourke começa a trabalhar em um balcão de frios de um supermercado e no seu primeiro dia, depois de colocar o crachá e a touca, caminha por corredores estreitos para começar o atendimento é, sem dúvida, uma das melhores cenas que o cinema mundial produziu, com um efeito sonoro perfeito. Só ela já vale o filme todo. Chega. Não vou contar mais nada. Ao cinema!

A propósito, Carneiro escolhe não envelhecer.

18 comentários:

Sueli Maia (Mai) disse...

O crítico és tu e se gostas desde sempre, respeitarei.
Penso de modo diferente e não admiro o Mickey Rourke do início da carreira.
Confesso que as cenas do impagável 9 semanas e 1/2 deamor e Orquídeas, eram selvagens eram bastante didáticas e, os maridos, amantes e namorados
(não necessariamente nesta ordem) ficaram profundamente agradecidos ao cineasta e ao Rourke.

Ele hoje é outro e não falo apenas pela falta de cabelos, colágeno eelastina.

Cresceu e muito, como ator.
Hoje eu o admiro e as interpretações tem sido quase irretocáveis.


Torcerei, certamente.

Letícia disse...

Pois é. Você quase conta o filme todo. Não sei se vou ao cinema, mas o tema é muito bom. O último filme que vi com esse ator foi aquele com a Kim Bassinger. Acho que você lembra. Depois disso, não vi mais filmes dele.

E já li esse texto seu.

Bjs, Editor.

george araújo disse...

bora apostar sobre o Oscar lá no SÉTIMA?
http://setimaopiniao.blogspot.com/


>>

Biba disse...

Não vou tecer comentários sobre Mickey Rourke, não agora. Não vi o filme porque não chegou até nossas telinhas da colonia, mas se você diz que ele está impecável, sou levada a crer. Vamos ver amanhã à noite o resultado do Oscar...
Beijos
Carpe Diem!!!

Denise Ravizzoni disse...

Gosto dele desde o Rumble Fish. Mas acho que vou gostar mais dele nesse filme.

Anônimo disse...

Gostei da atuação. O filme? Fraco! Para quem conhecia Mickey daquela época, fica a impressão que o cara endoidou... O importante foi a volta. Vamos no Homem de Ferro 2. Maria Tomei? Está ótima! Abração, Beto! (Post? 10!)

Beto Canales disse...

Sabe que Mickey não acertou a grana e está fora do Homem de ferro? O cara é foda mesmo... era sucesso garantido. Tomara que não se perca novamente...

Anônimo disse...

Engraçado: ouvi muito falar de The Wrestler e me perseguia uma sensação que não sabia exatamente o que era. Depois de ler seu texto, enfim, a sensação era a de que 'eu acho que o Beto vai gostar desse filme'.

Abraço.
Felipe

Beto Canales disse...

Felipe, acertou na mosca. Hehe. Obrigado pela lembrança.

gloria disse...

confesso, eu fui para esse filme cheia de dedos. nem gosto do Mickey Rourke e nem do tema. De outro modo, amo cinema e não poderia perder esse filme indicado por amigos e bons críticos de cinema. Durante o filme, lembrei imediatamente do John Travolta e de sua volta por cima no filme do Tarantino. Esse filme (a luta) fala de duas revanches: do Carneiro, mesmo que o preço seja a morte (quase anunciada) e do próprio Mickey. Ele viveu e expressou o personagem através de todo o corpo. Os textos, os diálogos eram apenas o fundo de um processo cosntruçào de uma imagem, de sua decadência e da tentativa heróico do personagem de não deixar morrer um símbolo. Amei tua crítica, continuemos conversando acerca de outos filmes. bj

Anônimo disse...

Excellent post. Keep posting such kind of information on your page.

Im really impressed by it.
Hi there, You have performed a great job. I will definitely
digg it and for my part suggest to my friends.
I'm confident they'll be benefited from this site.

My website: best golf gps unit

Anônimo disse...

Inspiring quest there. What occurred after? Thanks!


My web page ... best coffee makers

Anônimo disse...

Hello, i think that i saw you visited my site so i came to “return the
favor”.I'm attempting to find things to improve my web site!I suppose its ok to use some of your ideas!!

Look into my blog best juicers

Anônimo disse...

Great article, exactly what I was looking for.


Also visit my homepage; golf gps (ucsj.dk)

Anônimo disse...

For latest news you have to visit world wide web and on internet I found this website as a most
excellent site for newest updates.

my site garmin golf gps updates *http://cyberforensics.net.au*

Anônimo disse...

An outstanding share! I've just forwarded this onto a friend who has been conducting a little homework on this. And he actually ordered me breakfast because I stumbled upon it for him... lol. So allow me to reword this.... Thank YOU for the meal!! But yeah, thanks for spending time to talk about this issue here on your blog.

my blog post; best golf app for android **

Anônimo disse...

I am sure this piece of writing has touched all the internet visitors, its
really really nice post on building up new weblog.

My website ... best golf gps app

Anônimo disse...

Excellent website you have here but I was wondering if you knew of any user
discussion forums that cover the same topics talked about here?

I'd really love to be a part of community where I can get advice from other experienced people that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know. Thank you!

My page best golf gps rangefinders