A internet e o admirável mundo novo

Descobri esta semana que existe algo mais difícil de aprender do que a tabuada do oito: internet. Sempre me achei "o cara" nesse assunto, usando Explorer pra cá, Chrome pra lá, e fazendo absolutamente tudo que é possível na rede sem muitas dificuldades. "Faz assim", "digita isso", "reinicia que dá certo" apregoava eu para os bem próximos, que alimentavam com caretas de aprovação meu ego inflado pelo parco conhecimento.



Eis que um amigo, espie aqui para ter ideia do que falo, começou, com muito conhecimento e  muita paciência, a me ensinar algumas coisas a respeito da rede. Ploft! Foi um tapa na cara. A internet não é apenas para se fazer tudo que é possível, como disse acima, sem muitas dificuldades. Aproveitando a licença poética concedida gentilmente a quem escreve, ouso afirmar que a internet serve também para fazer o impossível. Ela não somente transforma um moribundo condenado à morte por falta de assistência em um saudável cidadão, dependendo do vídeo que ele postou no YouTube, como faz famosa em poucas horas uma adolescente desafinada e com voz feia ao ser ouvida no mundo todo. Claro que não fica somente em salvar crianças sem condições, achar desaparecidos, unir famílias desencontradas. Seu poder é tanto que pode facilmente destruir a reputação de uma vida em minutos, acabar com a paz de alguém por um capricho qualquer ou colocar uma empresa saudável em sérias dificuldades por ação de um concorrente desonesto.
Como tudo na vida, ela também tem dois lados: pode-se ganhar dinheiro, e muito, na rede; como pode-se, também, perder fortunas em instantes. Pode-se roubar e ser roubado. Pode-se namorar, casar, separar, brigar, discutir. Pode-se chorar, rir, gargalhar, comprar, vender, alugar, pedir de volta, pode-se, enfim e definitivamente, tudo.
Outro aspecto bastante interessante: a macro economia. A internet gera milhares de empregos em todo o planeta. Gera receitas antes inatingíveis para microempresas e rende dividendos inimagináveis para as grandes. O dinheiro que a internet faz girar ao redor do mundo aquecendo a economia certamente já deve ter deixado para traz setores tradicionais, como turismo, tráfico de drogas e armas. (Uma ruidosa vaia para esse último).
 Ela coloca artistas antes desconhecidos cara a cara com seu consumidor. Produz atores, escritores, desenhistas, comentaristas, palpiteiros. Enfim, ela atinge e é feita por todos. Ou se gasta com ela ou se ganha com ela. Nunca fica impassível.
Mas, espere. Todas essas coisas que a internet faz ou produz, todas as facilidades que proporciona, as dificuldades e perigos que ela nos coloca, enfim, todos esses detalhes, não lembram algo? Não lembram a própria vida?

Espaço para pensar! Espaço para pensar! Espaço para pensar!

Estranho é o mínimo que me ocorre. Teríamos criado a tão famosa vida paralela? Ou uma  outra dimensão aqui mesmo, junto a nossa? Uma vida dupla, ou, sabe-se lá, outra vida?
Sinceramente não sei. Sei que tenho um certo receio, um certo medo quando penso nisso. Mas, ao mesmo tempo, sinto-me encorajado, desafiado, encantado com esse admirável mundo novo.
Um espaço que caso alguém clique em uma oferta qualquer, de um site qualquer, em um país qualquer, alguém ganhará alguns centavos de dólar, mesmo não sendo essa a moeda de seu país.
 Isso não é maluco?

5 comentários:

Lais Castro disse...

Sim! Isso é maluco e... encantador! Abraço.

Vava Maia disse...

Muito bom o texto!!!

Anônimo disse...

Teilhard Chardin vislumbrou estas possibilidades em meados de 1920/30, talves, não sei o certo agora. Só sei que ele fala de uma camada psiquica que existe além das outras camadas descobertas pela ciência, até agora. Fala ele, que esta camada psiquica é o Cristo(verdadeiro conhecimento) se manisfestando através da consciência coletiva e que haveria um grande evento em termos de tecnologia que haveria de expandir as forma de comunicação para que O Cristo cósmico/antropológico venha nas nuvens e os anjos com suas trombetas anunciando a boa nova. Acho que o começo desta boa nova já foi anunciado para voçê.
Livro: o Fenomeno humano
Autor: Theilhard Chardin

Airton Barros

Anônimo disse...

Redundante. Quem nao sabe isso? Este texto devia ter sido escrito uns 10 anos atras

Felix disse...

Meu amigo, todos os dias coisas incríveis acontecem na internet e na vida real. A grande diferença é que na internet todos sabem o que aconteceu, enquanto na vida real não.
Mas, concordo plenamente com a parte dos negócios, há muitas micro empresas fazendo macro negócios na internet.