Os ateus, os religiosos e a paz


Por vezes as coincidências deixam o sensato de lado e invadem os limites do absurdo. Algo como quando parece que um número qualquer nos persegue ou, ainda mais corriqueiro, quando se encontra uma mesma pessoa no meio de uma multidão diversas vezes ao dia, exatamente quando não se quer ou pode vê-la.
Do que falo tem algo disso, pois sofro uma perseguição implacável de um mesmo tema: religiosidade. Ou deus, vaticano, evangélicos, enfim, essas coisas. Mesmo que eu fique meses sem tocar no assunto, ele, o assunto, toca em mim.
Pois esta semana recebi um mail referente ao texto Jesus e deus?, (o mais lido deste humilde blog) onde, de uma forma bastante carinhosa, uma leitora diz que me ajudaria. Apesar da fase difícil, dos problemas domésticos, financeiros e de relacionamento pela qual passava, ela se dispunha a me auxiliar. Isso tudo porque percebeu, através da crônica, um enorme vazio dentro de mim. Quando li, cheguei a sentir uma fome incontrolável pelo tal vazio e saí correndo para a cozinha.
Brincadeiras a parte, não carinhosamente porque não tenho esse dom, mas com muita educação, respondi à leitora que eu não passava por problemas amorosos, nem financeiros e muito menos domésticos. Que, na verdade, não passava por nenhum tipo de dificuldade e estava mais tranquilo que água de poço. Que talvez, e até pela própria mensagem, quem precisasse de ajuda fosse ela e não eu. Lamentavelmente não tive, pelo menos por enquanto,  resposta. Mas continuo ansioso na espera, afinal, gostaria de saber dos desdobramentos das dificuldades citadas.
Claro que entendi o recado e assimilei o golpe. Ela propôs ajuda porque, a seu juízo, eu precisava de auxílio não por problemas mundanos, mas por problemas divinos. A seu ver, meu ateísmo tornava-me vulnerável, pobre e vazio, e que ela, com toda a benevolência peculiar aos crentes, me ajudaria mesmo sem poder e eu pedir. Nossa, quanta bondade. 
Essa intromissão, essa soberba, essa arrogância de oferecer ajuda a quem não pediu e não precisa, me preocupa um pouco. Não saio por aí tentando "ajudar" aqueles que creem em um deus qualquer ou num poste de luz. Quer acreditar no Thór, em Apolo, Iemanjá, Alá, Buda, Tupã, Pachamama ou quem quer que seja, acredite. Faça bom proveito. Terá meu respeito e admiração até. E despreocupe-se: não me verá tentando convencê-lo que Darwin estava certo ou que é imoral tirar dinheiro das pessoas em nome de deus. O que espero em troca? Nada além. Somente o mesmo: respeito. 
Mas, claro, um pedido, com toda a educação, para que não matem aqueles que creem em outro deus ou que não considerem inferiores aqueles que não tem deus algum, nunca é demais. Seria interessante também que não gritassem muito em alguns cultos, a ponto de incomodar os vizinhos, e também que não falassem, em um continente onde a aids é epidemia, que usar camisinha é pecado mortal. Aids é mortal.
Teria mais algumas dezenas de pedidos para fazer, mas, em nome da paz, fico por aqui mesmo, com um resumo básico: o que precisamos é respeito. Independente se formos amarelos, azuis, rosas, homossexuais, heterossexuais, altos, baixos, pobres, milionários, crentes, ateus ou tico-tico-no-fubá.
Respeito. Aceitação. Enfim, civilidade. Precisamos de civilidade.
(Só por curiosidade, olhem o que o dicionário diz sobre essa palavra fantástica:

civilidade


1. Caráter do ato ou comportamento que segue os costumes relativos à boa convivência entre cidadãos, ou as convenções de demonstração de consideração e respeito mútuos: A civilidade de seu gesto causou boa impressão.
2. Observância às formalidades ou convenções entre os membros bem-educados de uma coletividade: Quanta falta de civilidade!
3. P.ext. Caráter da pessoa bem-educada, que age com (mostras de) dignidade, consideração e respeito pelos outros: Reconheceu a grandeza e a civilidade do adversário.
[F.: do lat. civilitas, atis. Sin. ger.: cortesia, urbanidade, gentileza, polidez. Ant. ger.: incivilidade)

8 comentários:

Onofre Dias disse...

Muito bom.

Bolacha Maria disse...

Gostei do que li, como sempre adoro ler vc. Não sigo religião ou seita ou seja lá o que for, óbviamente respeito qualquer um que faça da religião sua "razão de viver". Se pudesse definir religião, particularmente, usaria a palavra RESPEITO (como vc fez no texto) e acrescentaria mais algumas coisinhas. Risos. Coisas do tipo: sorrir, ou fazer feliz aos seus como a ti mesmo e não esqueçer de ver sempre o PÔR DO SOL, mesmo quando ele não estiver lá. Bom Finde, Beto. Abração.

Silvares disse...

Foi numa peça de teatro ((As Três Irmãs de Tchekov) que descobri o sentido da vida. Uma personagem diz para outra, no meio de uma conversa algo tristonga, que o nosso papel neste mundo é trabalhar para fazer dele um lugar melhor para os que virão depois de nós. Isto é tão bonito que eu pensei que Tchekov deve ter ouvido algum anjo a sussurrar-lhe ao ouvido só que não se apercebeu e não reclamou papel de profeta. trabalhemos com honestidade e respeito pelo mundo que nos envolve e pelos outros que nele vivem. Se houver algum deus ele nos fará justiça quando for caso disso.
:-)

the dear Zé disse...

parece que a fé move montanhas, e que também mexe com coisas... diria inconfessáveis, para não ferir susceptibilidades...

Letícia Palmeira disse...

Caro Ateu,

Que tanto e-mail é esse que você recebe? Será que você jogou pedra na cruz? =)

Mas é isso. Pessoas leem blogues e acham que estamos passando por problemas quando escrevemos isso ou aquilo. Já nem ligo mais. Dia desses me disseram que ando triste. Passei o dia inteiro me perguntando: Será que estou mesmo triste? Larguei um dane-se e fui cuidar da vida.

Quanto ao respeito entre indivíduos, ele nunca existirá. E a resposta é óbvia: não conseguimos respeitar aquilo que possa ser superior ou inferior a nós. É uma lei da natureza, eu acho.

E eu acredito em deus minúsculo e sou da tribo tico-tico-no-fubá.

E eu odeio conselhos ou gente que tenta me ajudar.

Beijo.

Ricardo Valente disse...

Civilidade, isso msm...
Tenho uma dica de drama bommm: INCÊNDIOS (canadense). Qdo tiver tempo...
Abraço!
Ricardo Warlet

Anônimo disse...

thanks for posting this.

compare car hire then Car hire alicante Airport

Laura Peixoto disse...

Ufa.... q alívio, mais um ateu.