Fim de ano: hora de lembrar

Admito: ando irritado. Mais que o normal. Sempre pensei que isso fosse impossível, mas agora descobri que não. É que tenho motivos. Final de ano é um prato cheio de coisas irritantes. São dezenas de pequeninas falhas, insignificantes fatos e milhares de razões para que o controle vá para as cucuias. (Cucuias? Tem no dicionário? Caso não, paciência, pois é exatamente para lá que foi meu autocontrole) - (Outro parênteses? Logo depois do primeiro? Separados por um travessão? Isso existe? Bem, ele está aí acima, não está? Então existe. E para salientar que "autocontrole" não está errado. É assim mesmo que se escreve, conforme a nova gramática. Por falar nisso, lembrei do trema mas, como isso é outro assunto, deixa eu fechar o parênteses ... ) Pronto! Uma observação: vocês não acham essa palavra estranha? "Parênteses". Sempre tive vontade de perguntar:
- E aí? Como vão os parênteses?
Se a pessoa respondesse que bem, só a tia Norminha que havia quebrado a tíbia e tal, eu prontamente corrigiria:
- Estou falando dos sinais de pontuação!
Porém, caso ela dissesse algo como "vão bem, tenho usado seguidamente em alguns textos, principalmente no lugar do travessão" replicaria com um ar superior:
- Eu falava da tia Norminha e sua prole. Nova ortografia. Rááá!
Mas, em verdade vos digo, eu falava mesmo é do trema. Tenho até um texto sobre ele. Se tem algo que sinto saudade, que me faz falta diariamente é a... , é meu (a quem quero enganar?) cachorrinho Pink, o Flóide, que morreu e foi para o céu dos cães com a marca emborrachada de um pneu de caminhão. Pronto, outra palavra horrorosa: caminhão. "Nhão" é algo para se dizer pelo nariz, que a meu ver, serve só para produzir bolinhas de ranho e cultivar cravos, e não para falar. Quando Pink, o Flóide, foi atropelado ( Mais uma, a-tro-pe-la-do. É, neste caso específico serve, afinal, ele estava nu) - Notaram? Usei novamente eles, os primos, ou, os parênteses - bem, mas para não perder o fio da meada (Fio da meada? Não vou nem comentar, mas nem mesmo sabia que eu tinha um fio, e muito menos que a meada tinha), quando o Pink, o Flóide, foi atropelado, eu o vi no meio da rua quando o caminhão se aproximava. Respirei fundo e gritei:
- Pink, o Flóide, cuidado com o cami- e parei aí. Não consegui dizer o "nhão" pela boca aberta porque sou boca-aberta. (Gostaram? Boca aberta porque sou boca-aberta! Sentiram como até o cacofônico e feio pode ser útil? O primeiro termo refere-se ao estado em que minha boca, a carnuda, estava: aberta. O segundo ao meu estado, digamos, mental. Algo como moscão ou dãdi, adjetivos assim. Nem precisava explicar? Vá saber se não tem nenhum da minha turma lendo). Bem, o fato é que Pink, o Flóide, parou e virou para me olhar. E eu com o "nhão" trancado na garganta. Quando consegui, saiu com força, mas não foi o tal do "nhão" e sim um "NÃO" mesmo, de pânico, pavor, por ver pedaços do Pink, o Flóide, pontilharem o asfalto negro e quente. Pontilharem? Isso me lembra do que eu falava, o trema. Eu sinto falta mesmo é delas, das duas bolinhas, lindas, uma ao lado da outra, organizadas, sonoras, flutuantes como deusas soberanas.
Dizem que final de ano é um período bom para lembranças, não é? Pois me empenharei em recordar o tempo em que fui feliz - parênteses: (trema, querido, chego a tremer de saudade) - e, como promessa de ano novo, saibam que escreverei vários textos sobre Müller, o homem que amava trema e odiava parênteses. "The fim".
Consegui irritar com um texto cortado e piegas como este? Mesmo? Ótimo! Não estou mais sozinho. Odeio solidão.
Tenham - se conseguirem - um bom final de ano!
(Tchäu)

9 comentários:

Beto Guimarães disse...

Excelente, Beto. E um ótimo ano novo para você também. E que venham outros textos como esse. Grande abraço.

Anônimo disse...

Deu errado. Eu me acalmei de tanto rir.
Bom ano novo,
Onofre

Sueli Maia (Mai) disse...

C a r a m b a, Beto isso é que é um banho muuuuuuuito legal!
Presente e chato é... Bem, eu lembro de um texto onde ouvi a tua voz assim, foi quando eu passei a te seguir.

Sim, essa época é um saco mas mesmo assim eu desejo que tenhas um bom dia, boa noite e na tal meia noite e pufff...2010, não esqueça de assinar nos cheques 0 010 ou será muito irritante refazer a folha do cheque ou escrever, por extenso, atrás...entre ()Sshhhhhh
Tô me acabando de rir. Tu és bocaberta, é?
Um abraço, Beto

Letícia disse...

E você não seria você sem a sua irritação constante. =)

Gostei muito, Bëto. (Que tal seu nome com trema?) Não vou me alongar elogiando demais. Gosto de seus textos e pronto. E vamos aguentar toda baboseira de propaganda e vidente dizendo que o ano que vem será cheio de paz. Eca pra essa gente otimista e idiota. =)

Bjo, Bëto. E Feliz Ano Vindouro. hehehehehe...

Biba disse...

Beto, passo por aqui para lhe deixar um grande abraço, de final de ano ou não. Isso importa? Um abraço é sempre um abraço e juro que vale a pena experimentar.

Feliz 2010!
Carpe Diem!!

Lais Castro disse...

Que irritar que nada, Beto! Me fizeste rir! Muito bom o texto, gostei! E também sinto saudades do trema, tá vendo? não estais sozinho nisso. Beijo, direto do Recife, já me preparando para ir romper o ano em casa de familiares!
Que 2010 seja 10!
Abraço, direto do Recife.

Silvares disse...

Estou pondo alguns blogues em dia. Assim este comentário vem desde aquele post ilustrado com o bezerro cortado ao meio. É verdade, a arte contemporânea tem coisas horrendas a começar pela "Meninas de Avinhão" de Picasso. Um mastodonte de feiúra!
Quanto a fantasmas que dançam junto ao tecto não comento. Não sei que dizer. Nao digo!
Já o filme me parece, realmente, uma coisa de chorar de tédio. Fico avisado.
Acordo ortográfico a mais ou a menos, não estou a pensar alterar a minha forma de escrever. Vou dar mais erros num texto só que em toda a minha vida. Enfim, nada que me tire o sono. Ah, o livro já chegou. Vou levantá-lo à estaçao dos correios depois de amanhã, segunda-feira.
:-D

C.G. disse...

Irritar não irritou mas rendeu comentários. Que bom.
Super Feliz Anos Novos. Com bom ou mau humor (que faz parte do teu ser,ou não). Eis a questão.
Até a próxima.

C.G. denovo. disse...

Começo de 2010.Oba.
usar parênteses é fundamental.Entre eles está o que relmente pensamos qdo estamos escrevendo. Que venham muitos parênteses em 2010, 2011, 2012...
Isso é tua característica desde sempre. É como te ouvir.
Qto ao ¨ (nota que é um trema),tbm gosto dele.
Bj. Até...